Município certifica mais de 100 festeiros de São João como agentes culturais

junho 21, 201912:14 pm

Festeiros cadastrados na Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá receberam certificados na tarde da quinta-feira, 20 de junho, sendo reconhecidos como Agentes Municipais de Cultura. O certificado é o reconhecimento do Município para aqueles que têm compromisso com o Banho de São João.

A participação desses festeiros no Arraial do Banho de São João corresponde ao ápice da festa, que é exatamente o momento de banhar a imagem do santo nas águas do rio Paraguai, que acontece sempre na noite de 23 de junho e madrugada do dia 24. Os festeiros confeccionam andores do santo e descem com ele no trecho do início da Ladeira Cunha e Cruz em direção à “prainha” do Porto Geral, realizando a “lavagem” do andor.

“Essa atitude valoriza cada vez mais aquelas pessoas que fazem a festa de São João e mantém viva essa tradição em Corumbá. É orientação do prefeito Marcelo Iunes fortalecer essa festa e assim garantirmos que essa tradição não se perca e nossos festeiros continuem com suas devoções e crenças, levando o andor para banhar o santo no rio Paraguai”, disse o diretor-presidente da Fundação da Cultura, Joilson Cruz. Este ano, receberam o certificado 101 festeiros.

O ritual de Banho de São João, da descida dos andores, só existe em Corumbá. Está em processo de reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN. Desde 2010 é reconhecido como Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul.

O Arraial do Banho de São João é organizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá e conta com apoio do Governo do Estado. A festa teve início na noite da quinta-feira, 20, e vai até 23 de junho, no Porto Geral, com shows musicais, barracas com comidas, bebidas e doces típicos, além de apresentações culturais, concursos de andores e quadrilhas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMC

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários

comentários