Câmara homenageia profissionais pelo Dia do Assistente Social

Maio 16, 201810:31 am

Sessão Solene realizada ontem, terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Corumbá, marcou as celebrações do Dia do Assistente Social com homenagens a 23 profissionais que se destacaram no desenvolvimento da profissão na Cidade Branca. O evento aconteceu no plenário da Casa do Barão de Vila Maria, e foi uma iniciativa do vereador Chicão Vianna, aprovada pelos demais pares do Poder Executivo corumbaense.

“É uma forma de prestarmos uma homenagem a estes profissionais que realizam um trabalho de grande importância para a nossa gente”, justificou Chicão.

A sessão foi dirigida pelo vereador Evander Vendramini, presidente da Câmara, e a mesa foi composta ainda pelo vereador Chicão Vianna; pela secretária de Assistência Social, Glaucia Antônia Fonseca dos Santos Iunes, que representou o prefeito Marcelo Iunes; pela diretora-executiva de Habitação e Regularização Fundiária, Luciane Andreatta de Castro, e por Giany da Conceição Costa, representante do Conselho Regional de Serviço Social.

A solenidade contou com as presenças também dos vereadores Manoel Rodrigues; Roberto Gomes Façanha, Tadeu Vieira, Baianinho, Bira, Paulo Bertini, Gabriel Alves de Oliveira, Domingos Albaneze, Cristóvão Contador e do recém empossado Carlos Alberto Machado, suplente do Partido dos Trabalhadores que assumiu a vaga do também petista Luciano Costa.

O evento foi marcado pela entrega de Moções de Congratulações a       Adriana Selasco Fontes e Luciana Rojas Leal Papa dos Santos, indicadas pelo vereador Bira; Ariane Tomie Balancieri, pelo vereador Gabriel; Clarissa Souza Santiago, Luciane Andreatta de Castro e Glaucia Antônia Fonseca dos Santos Iunes, pelo vereador Evander; Elizabeth de Fátima Santos Rocha e Renata Lúcia Migueis, pelo vereador Chicão Vianna; Elisandra Marques Pereira e Lucia Tereza Gomes Maldonado, pelo vereador Baianinho; Gisela Nazareth Nunes, Ruzymar Campos Echeverria e Suzana da Silva Baruki Corrêa, pelo vereador Manoel Rodrigues; Iber Gomes Mosciaro e Luiz Mario de Campos Sá, pelo vereador Bertini; Lucia Helena Coelho Viana e Maria Auxiliadora Figueiredo do Couto, pelo vereador Façanha; Paula Kelen Vieira Pereira e Sandra Maria dos Santos Raudes, pelo vereador Tadeu Vieira; Renata Milano Papa de Almeida, pelo vereador Domingos Albaneze Neto; Saturnino de Almeida Filho, pelos vereadores Gabriel e Chicão; Therezinha Montiel e Zulma do Carmo Vieira Pereira, pelo vereador Cristóvão.

Justa homenagem

Durante a sessão, o vereador Chicão Vianna classificou a data como “um dia especial”, e que “nada mais justo do que comemorar, enaltecer e homenagear uma categoria que tanto faz pela população. O Assistente Social está presente em todos os setores da nossa sociedade, e presta um grande e relevante serviço”, completou.

Para Evander, o ato representou o “reconhecimento dos vereadores a profissionais que desenvolvem um grande trabalho em prol da população”. Ele elogiou Chicão pela autoria do requerimento solicitando a Sessão Solene comemorativa ao Dia do Assistente Social, bem como os demais pares que aprovaram a iniciativa de forma unânime.

Luciane Andreatta falou em nome de todos homenageados e destacou a profissão escolhida pelas pessoas que lotaram o plenário da Câmara, afirmando que o Assistente Social tem uma preocupação constante que é “assegurar os direitos do cidadão, fazer cumprir as leis, reintegrar famílias”.

Comentou que a categoria “está doente”, pelo fato de o direito do cidadão não estar sendo assegurado nos dias atuais. Luciene aproveitou o momento e convocou os presentes a, em pé, reafirmar o juramento do Assistente Social, e terminou agradecendo a Câmara, os vereadores, pela noite que considerou como “festiva”, que marcou o reconhecimento da categoria.

A secretária Glaucia falou em nome do prefeito Marcelo Iunes e fez um rápido relato sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social. Ela enalteceu a iniciativa da Câmara em homenagear a categoria, mas lembrou também outros profissionais que, junto aos assistentes sociais, desenvolvem um grande trabalho em prol da população.

“Hoje é um dia importante, uma data importante, mas temos que lembrar que nosso trabalho é diário, procurando dar dignidade às pessoas”, enfatizou, ressaltando eu o comprometimento de todos é fazer assistência social e não assistencialismo.

A data

A data surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, por meio do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamentou e oficializou a profissão no Brasil, regulamentada pela Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993.

Assistente Social é uma profissão de caráter interventivo, que se baseia em instrumentos e métodos multidisciplinares das ciências sociais, que analisam e propõe adequações em diversas questões sociais, das comunidades, promovendo o desenvolvimento e a justiça social.

O assistente social trabalha de forma direta em vários campos e instituições ligados à Educação, Saúde, Habitação, Assistência Social, Sistemas Penitenciários, Ministério Público, Defensoria Pública. Previdência Social, ONGS, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara
Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários

comentários